História


No mês de dezembro de 2008, o pesquisador Rafael Esteban Armas de nacionalidade Peruana, chegando pela primeira vez a Cidade de Ponte Nova - Estado de Minas Gerais – Brasil, deparou-se que o município estava passando um desastre causado pela natureza, a cidade estava um verdadeiro caos, com enchentes do Rio Piranga, com quantidade de lixo acumulado.

A partir deste momento, totalmente sensibilizado e preocupado, resolve a apresentar um projeto de Implantação de Usina, através de Incineração de Resíduos Sólidos Urbano, com geração de Energia Elétrica com capacidade de 150 t/dia, que abasteceria toda a região do Vale do Piranga, sem qualquer ônus para o Município. Com data 18 de maio de 2009 a prefeitura de Ponte Nova, assina uma carta de Intenção para instalar o projeto. Em contrapartida a prefeitura doará imóvel em regime de comodato para 20 anos em área urbana de aproximadamente de 40.000 m². Em 20 de agosto de 2009, na tribuna livre da câmara municipal de Ponte Nova, o pesquisador Rafael Esteban Armas, apresenta o projeto, a todos os vereadores, que apoiaram por unanimidade, a ser Implantado na cidade tal projeto, a partir deste momento, continua os tramites correspondentes perante os órgãos competentes locais e regionais. O Projeto da Usina através de Incineração de Resíduos Sólidos Urbano, com Geração de Eletricidade é a Primeira do Brasil, primeiro a ser Implantado no América Latina, é um Projeto que onde a emissão de gases será de acordo com normas da União Européia, No Brasil existem normas menos especifica para este tipo de empreendimento, gerando crédito de carbono. Esta tecnologia tem todas as características para se tornar o futuro da destinação de resíduos urbanos no Brasil e América Latina.


Porque Implantar uma Usina Termo Elétrica na Cidade de Ponte Nova?

Por que a cidade de Ponte Nova tem uma localização privilegiada de primeiro mundo com muita facilidade de distribuição, é uma cidade- pólo e sede da região administrativa do Vale do Rio Piranga, localizada próxima aos principais centros indústrias da região sudeste como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Vitória, Rio Janeiro, São Paulo e Brasília, também tem acesso e privilégios a infra-estrutura de conhecimentos de Universidades Federais, como a Universidade Federal de Minas Gerais (BH), Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de Rio de Janeiro.

Tudo isto fez com que o Idealizador do Projeto da Usina Termo Elétrica

Apaixonasse pela cidade de Ponte Nova, caminhar pelas vias do Rio Piranga, e aprender a conviver com os costumes dos mineiros. Na data de 26 de junho de 2010. O pesquisador Rafael Esteban Armas, Idealiza e Funda o Instituto Tempo é Vida – ITEV, com apoio de 19 associados fundadores. Leva o nome de Instituto Tempo é Vida, porque pelos conceitos científicos de ecologia, meio ambiente, eco-sistema, impacto ambiental e crimes ambientais. São falados na política, nas igrejas, nas escolas, nas praças públicas, etc. e ultimamente é falado com vocabulário popular e usado com fins econômicos, o mundo fala de termos ambientais, pensando no tempo como dinheiro, O tempo não é Dinheiro, O tempo é Vida, por que tudo que é matéria é vida, porque ocupa um espaço, durante um tempo e fazendo movimentos.


O Instituto Tempo é Vida – ITEV, como entidade sem fins lucrativos

Leva como valores morais e princípios sociais a Ética e Decência, e como slogan “Tempo é Vida”, e seu principal objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, econômico, social, ambiental, cultural, através de estudos e pesquisas, aplicação e difusão de tecnologias seja no auxilio direto à população ou através de empreendimentos em parcerias, tem uma gestão sustentável através de processos que valorizem e recuperem todas as formas de capital humano, natural e financeiro. O Instituto fundado sob a forma de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, Lei 9.790/99, é devidamente certificada pelo Ministério de Justiça, com CGC/CNPJ n° 12.217.897/0001-99, que consta no processo MJ n° 08071.008076/2011-12, conforme Despacho do Diretor, de 06 de abril de 2011, publicado no Diário Oficial de 20 de abril de 2011.

Uma ONG (Organização Não- Governamental), essencialmente é uma OSCIP, no sentido representativo da sociedade, mas OSCIP trata de uma qualificação dada pelo Ministério da Justiça no Brasil, ser OSCIP é uma opção institucional, não uma obrigação.

Rafael Esteban Armas

1
Idealizador do projeto da Usina Termo Elétrica na cidade de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais - Brasil

2
Idealizador e Fundador do Instituto Tempo é Vida- ITEV, sede na Cidade de Ponte Nova, Minas Gerais - Brasil

Curriculum

RAFAEL ESTEBAN ARMAS

ÁREAS/CARGO DE INTERESSE
Técnica (Pesquisa e Desenvolvimento) / Administrativa

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Estudo Profissionais em Biologia – Faculdade de Ciências Biológicas Universidade Ricardo Palma – Lima/Perú 1999

EXPOSIÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
-Estudo de Qualidade Bacteriológica de água de poços, cisternas e tanques domiciliares para o consumo humano (região de Pachacamac – Lima)
-Exposição realizada no I Congresso Internacional de Biologia – Lima, Novembro/1999;
-Jornadas de Investigações Biológicas das Universidades de Peru
-Exposição realizada na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Ricardo Palma Lima, Abril/1999;
-Vencedor do Concurso de metodologia e Práticas Laboratoriais na modalidade Microbiologia Geral e Especial, Abril/Agosto 1998/1999;
-Estudo da qualidade físico-química e microbiológica da água do mar de Samanco-Chimbote Exposição realizada no VII Congresso Latino Americano de Biologia Marinha, Outubro/1999;
-Organizador do curso Teórico e Prático de Microbiologia Ambiental e Estudos da Água, ministrado na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Ricardo Palma – Outubro/2000;
-Coordenador do Curso Ponto Práticos em Processo Biológicos – Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Ricardo Palma, Maio/2001.

PALESTRAS/CONFERÊNCIAS
-VII Congresso Nacional em Ciências Biológicas – Conselho Nacional de Biólogos de Perú – Lima, Novembro de 1999.
-II Simpósio Internacional de Filosofia e Ciências do Genoma Humano Abordagens cientificam e estudo de suas implicações ética e cultural, Lima Agosto de 2001.

OUTROS:
-Ex-Candidato ao Congresso da República do Perú, pela Região San Martín ano 2001 e Ex- Candidato a Prefeito pela Província de Picota – Região San Martín ano 2002
-Idealizador do projeto da Usina Termo Elétrica na cidade de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais - Brasil ano 2009
-Idealizador e Fundador do Instituto Tempo é Vida-ITEV, sede na cidade de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais-Brasil ano 2010.


Participe